CINEECO 2008 em circulação

Do Festival de Cinema e Vídeo de Ambiente - CINEECO 2008 (Seia e Góias), ficam as dicas para algumas mais-ou-menos-curtas-metragens sobre ambiente. O festival anda agora em circulação e esta semana está uma Extensão na Terceira, depois de ter passado pela Guarda e Braga. Para saber se vai haver uma Extensão do festival na vossa zona, mantenham-se atentos à vossa agenda municipal - ou proponham vocês próprios uma Extensão. De entre muitos e muito interessantes, chamaram-me a atenção os seguintes e o nome de uma das categorias a concurso antropologia ambiental... As sinopses são as apresentadas a concurso:


Under Construction - Zhenchen Liu (França, 2008, 10 min)[link]
Sinopse> Os planificadores urbanos decidiram derrubar partes da antiga cidade de Xangai para renovar a cidade. Todos os anos mais de cem mil famílias são forçadas a abandonar as suas casas e a mudarem-se para edifícios nos limites da cidade. “Em Construção” é uma visão bi – e tri – dimensional das áreas habitacionais de Xangai, agora destruídas.

Emotions Market - Francisco Sousa, Vitor Pedrosa (Portugal, 2007, 10 min);
Saídos da mesma casa-mãe que eu, ou seja a Universidade Lusófona; site: [link]
Sinopse> Uma loja compra e vende sentimentos. Esses sentimentos são representados por rebuçados. Existem duas filas: uma para quem quer vender rebuçados, outra para quem quer comprar. Nessas filas existem vários tipos de pessoas: o velho que quer vender tristeza, o jovem obeso que quer comprar controle... Lúcio está na fila das vendas e quando chega a sua vez, tenta vender todos os seus sentimentos, colocando uma grande porção de rebuçados em cima da mesa. O empregado justifica que não está autorizado a vender um número tão elevado de sentimentos. No meio da discussão uma rapariga fica com todos os rebuçados de Lúcio, entregando um único sentimento em troca.


Deserts on the move - Europe - (Ingo Herbst, Alemanha, 50 min)
Sinopse > A maioria dos livros escolares continua a afirmar que a Europa não tem desertos. Estão desactualizados. Portugal, Espanha, Itália e Grécia são quatro países da UE tão afectados que aderiram já à Convenção das Nações Unidas para o combate à desertificação. Mas o problema não está limitado a estes quatro países. Bulgária, Hungria, Moldávia, Roménia e a Rússia também deram sinais de desertificação – e na Ucrânia 41% das terras agrícolas estão em risco de erosão. Em 2000, as Nações Unidas publicaram um relatório em que se declarava “as primeiras fases de séria degradação da terra estão a ser assinaladas em várias partes da Europa e 150 milhões de hectares estão em alto risco de erosão. A deterioração atingiu um nível crítico nos países do Mediterrâneo.”

Ribbon of Sand (John Grabowska, USA, 26 min)
Sinopse> Uma exaltação e uma elegia, Ribbon of Sand retrata uma fuga no Atlântico e nos Outer Banks da Carolina do Norte, ilhas destinadas a desaparecer.

The Great Adventure (Francisco Manso (Portugal, 2008, 52 min)
Sinopse > Nos dias de hoje, a pesca do bacalhau é, acima de tudo, um objecto cultural e memorial. Tema forte e muito expressivo de um certo imaginário português, sugere uma abordagem estética e exaltante, mas sobretudo didáctica e plural. Uma abordagem documental capaz de ser apreciada pelas gerações mais jovens de portugueses, pelas comunidades marítimas e emigrantes e por todo um público estrangeiro interessado nas grandes narrativas da vida marítima.
...ler tudo>>

eco-geek



O modelo wiki, bem conhecido através da Wikipédia mas também utilizado para muitas outras bases de dados colaborativas (i.e., para as quais qualquer pessoa pode contribuir com informação, como a WikiTravel) foi aplicado finalmente ao ambiente, através da criação da WikiaGreen [link] .

O papá é nem mais nem menos do que o criador da Wikipédia, Jimmy Wales [link], que declarou na apresentação do site que pensou seriamente em não levar o projecto adiante porque achou que ia acabar com um fórum cheio de discussões inflamadas sobre o aquecimento global, mas que acabou por fazê-lo porque, na sua maioria, "people are good". Go Jimmy!...ler tudo>>