Venha ela, que já faz falta

No Hemisfério Norte, a Primavera começa todos os anos no Equinócio de Verão, em Março, exactamente a meio entre o Solstício de Inverno (+/- 21 Dezembro) e o Solstício de Verão (+/- 21 Junho), e que corresponde também a um dos 2 momentos do ano em que o eixo da Terra está num plano perpendicular à incidência dos raios de sol, que nesses 2 dias do ano caem exactamente na vertical sobre o Equador. Como consequência destes momentos únicos, há 2 dias no ano em que o número de horas de luz é o mais aproximado possível ao número de horas de escuridão. Não se esqueçam que a Terra gira de 3 maneiras diferentes (receber esta informação aassim de repente pode causar tonturas eheh): enquanto a Terra dá 1 volta completa sobre si própria todas as 24 horas, o eixo da Terra também gira, desenhando um círculo no espaço acima da Terra. Para ajudar à confusão, a Terra também gira à volta do Sol, levando 1 ano solar (365.25 dias) a completar essa volta. Por causa desta volta e da inclinação do eixo é que temos estações do ano, e também por isso é que é Verão no Brasil quando estamos ensopados e a congelar em Portugal, e vice-versa.

Este ano a Primavera chega a Porugal continental e à Madeira exactamente às 17:32 do dia 20 de Março (16:32 nos Açores).
Uma explicação mais técnica pode ser encontrada no site do United Kingdom's National Maritime Museum [link], incluindo a razão pela qual temos que acrescentar um dia aos anos de 4 em 4 anos e temos anos bissextos.
Por mim, estou tão contente por a Primavera estar a chegar que comecei por procurar a hora exacta do Equinócio de Verão na net e acabei a escrever um artigo para o blog. E acho que não sou só eu que estou ansiosa pela Primavera....:)

6 comentários:

era uma vez disse...

As minhas plantinhas estão todas arrebitadas e os alfobres começaram já a jorrar vida... é aquela altura do ano em que fico com um sorriso estúpido na cara, já de si um pouco parva...

saudações cordiais

Marcos disse...

Olá achei muito legal o Blog
como faço para seguí-lo?
Abraços obrigado.

Anónimo disse...

Olá Rita!
O que é feito de ti?
Tudo bem contigo?
maria

Rita disse...

Olá Maria
Pois é, deixei de escrever há algum tempo, tornei-me mais leitora...
Abraço:)

Catarina H. disse...

Oh que maravilha, está a chegar a Primavera!!!! Este Inverno foi muito longo (dado que começou no Outono!), muito frio e muita chuva. Estava já fartinha. Estes dias de sol têm sabido tão bem, até as plantinhas da minha horta sabem que já está quase a chegar a Primavera.
Boa semana!

era uma vez disse...

então... nunca mais?