Cobra de escada

...Esta linda estava a mudar de pele em cima de uma pedra de granito quentinha na Covilhã, e eu aproveitei para lhe tirar todas as fotos que me apeteceram sem que ela desatasse a fugir (coitada LOL). É uma cobra-de-escada bebé (sim, porque as adultas chegam a 1,5 m), e se não estivesse entretida com o peeling ou fosse maiorzinha, eu já não me tinha arriscado, porque estas cobras têm um carácter um bocadito agressivo (com um metro e meio de comprimento, podem dar-se a esse luxo). O nome científico é Elaphe scalaris.
Não são venenosas - aliás, as únicas cobras venenosas em Portugal são víboras - e não há razão nenhuma para lhes ter medo se não as estivermos a incomodar, porque são aglifas, o que significa que não têm dentes. Chamam-se cobras-de-escada porque têm no dorso o desenho de uma escada, e isto permite distingui-las de todas as outras cobras no país.
As cobras são um dos controlos naturais sobre a população de ratos que, se não tiver predadores, pode causar danos sérios na agricultura. Infelizmente, é nas zonas de campo (onde elas são mais úteis) que são geralmente vítimas de pessoas supersticiosas ou de condutores idiotas que se divertem a fazer pontaria às que vêm na estrada.

Para identificar uma cobra ou outro réptil que encontrem, podem usar [este site do ICN]....ler tudo>>

Shhht... é segredo!

....Encontrei um site fabulástico e que decidi imediatamente que tinha que partilhar. Chama-se Post Secret, e basicamente consiste num blog que reúne postais ilustrados enviados por anónimos, que lhes escreveram algum segredo que nunca contariam a ninguém!
....Os postais recebidos já deram em livro e em exposição. Mas o melhor de tudo, para mim, foi ler aqueles segredos e ver com quantos deles eu me identifico, e estas coisas fazem-me sempre pensar como no fundo, cultura, sexo, país e outras coisas à parte, por dentro somos todos feitos do mesmo material.
Resumindo: fiquei fã!

Para os curiosos que quiserem aprofundar o assunto: [website], [livro] e [artigo do USAtoday]...ler tudo>>

Árvores da Serra da Estrela


Da esquerda para a direita: carvalho cerquinho ou carvalho português (Quercus faginea), carvalho-roble (Quercus robur) e castanheiro (Castanea sativa).
O carvalho português só existe em Portugal, Espanha e norte de África....ler tudo>>

Nova espécie



Desta vez não resisto a falar de uma espécie que aparece cada vez mais nos últimos anos, chamada Emigrantus francesus. Migram para o nosso território nesta altura e trazem as numerosas crias nascidas lá fora. Aliás, esta deve ser a única espécie que está em locais mais frios no Inverno (i.e. "na França") e mais quentes no Verão. Distinguem-se da espécie local porque falam alto e em Francês, mas os membros do mesmo bando podem ser apanhados a falar Português entre si pelo observador atento e persistente. Pode-se tornar agressivo se perturbado, principalmentre quando está ao volante do BMW/Mercedes/Audi que trouxe do estrangeiro. Não posso deixar de lhes achar piada, por muito irritantes que sejam ;)...ler tudo>>