Porto vs Lisboa vs Portugueses



_A primeira coisa que descobri quando cheguei ao Porto (e da qual fizeram questão de me relembrar assiduamente) foi que os lisboetas não gostam dos portuenses. E eu que sou lisboeta até à medula, nascida em S. Sebastião da Pedreira e tudo como qualquer alfacinha que se preze, devo ter passado em branco essa importante característica cultural da minha cidade de origem. (Ou não...:)!



_Na verdade eu adorei o Porto. Vim-me embora com imensa pena. Adorei o pequeno comércio, as ruas familiares que não me fazem sentir desprotegida por oposição às avenidas de 5 faixas em Lisboa onde uma pessoa não se consegue ouvir falar por causa do barulho. Adorei o Parque da Cidade e ir ler para os Jardins do Palácio de Cristal, o metro de superfície que deixa ver a paisagem, as esplanadas no Castelo do Queijo e o cafézinho em Serralves, as compras no Bolhão aos sábados de manhã... Não posso falar dos «portuenses» como lá se fala dos «lisboetas» - eu não conheço os portuenses todos. Apesar de ficar a adorar o Porto, (a maior parte d)o pessoal que conheci conseguiu que começasse a sentir-me ligeiramente reservada em relação aos portuenses no geral.

_Por isso, para impressão final da minha estadia lá pelas terras do norte, resolvi que em vez dos portuenses, seria apropriado deixar o próprio Porto falar:

















I'll be back...:)




1 comentários:

beta disse...

e nós adoramos ter-te por cá...;)

desejo-te boa sorte... :)

beijinhos,
beta