Cinemateca - We Feed The World


«We Feed The World» é um documentário realizado em 2005 pelo austríaco Erwin Wagenhofer sobre alguns dos principais centros de produção da comida que nos chega aos hipermercados. É também o slogan de uma das grandes multinacionais da área da alimentação: a Pioneer Hi-Breed International Inc.
O filme inclui uma entrevista com Jean Ziegler, o Relator Especial das Nações Unidas para o Direito à Alimentação.

citação:
«A cada 5 segundos, uma criança com menos de 10 anos morre de fome. Uma criança que morre de fome é, na verdade, assassinada.»
Jean Ziegler, Relator Especial das Nações Unidas para o Direito à Alimentação.

site oficial+trailer: [link]
imbd: [link]


2 comentários:

Rui leprechaun disse...

Não conhecia este documentário, mas já vi que algumas partes estão disponíveis no YouTube.

A leitura dos textos no site não é novidade e eu próprio até tenho escrito bastante acerca de alimentação noutros blogs, ou seja, da extraordinária desvalorização e desprezo patente a que a mesma é votada, como se a nossa saúde nada tivesse a ver com aquilo que ingerimos...

Igualmente, o ênfase que é dado ao desequilíbrio económico, que o excesso de subsídios agrícolas provoca, parece ser ignorado pelo cidadão comum que mal se apercebe da diminuta fatia que as despesas com a alimentação pesam no seu orçamento.

É interessante, que isso foi de longe aquilo que mais me surpreendeu, quando há uns 10 anos comprei o MSMoney para monitorizar as despesas e receitas domésticas.

Pessoalmente, até tenho a vantagem de viver num centro pequeno e todas as compras de produtos hortícolas são feitas directamente aos lavradores locais, na feira e mercado semanais.

Tudo fresquíssimo, colhido de véspera e bem barato... uma combinação ideal!

Ainda há pouco, antes de vir parar aqui através de uma pesquisa sobre OGM, eu manifestava noutro site a minha apreensão pela ausência prática de controlo eficaz e seguro ao longo da cadeia alimentar, tanto na sua produção como posterior transformação.

É certo que apenas posso opinar como mero leigo ou cidadão interessado e consumidor, mas sem querer desvalorizar ou criticar demasiado estas medidas ditas de "segurança alimentar"... tipo ASAE e sal no pão, etc... parece-me que se assemelham mais a paliativos para mostrar serviço e não são suficientes para garantir a verdadeira higiene natural na cadeia alimentar.

Bem, vou dar uma olhada pelos vídeos a ver o que aprendo de novo... mais coisas tristes, quero crer...

Rui leprechaun disse...

Belíssimo documentário... vou já publicitá-lo!!!

Mas quanto aos OGM, se o problema for só a perda do sabor natural, como lamenta esse quadro da Pioneer, o problema não é assim tão grave. Afinal, esse paladar autêntico já se vem perdendo há muito...

Só que eu ainda sigo a já quase ignorada máxima de Hipócrates, e para mim o alimento é mesmo medicamento... da saúde o mor sustento!

Pois apesar da ilegalidade (?) de tal afirmação no país das não sei quantas Emendas... FDA rules!... aquilo que se continua a descobrir confirma o empirismo do passado na ciência do porvir!

Cancer is a Preventable Disease that Requires Major Lifestyle Changes


Ora aqui está algo facílimo para a Senhora que muda...

Rui leprechaun

(...só não sei se ela se ri ou zangada diz: "Caluda!" :))


PS: Ai! é saúde verde a mais... muitas ondas cerebrais!!! :D