eco-fotografia: uma abordagem pela negativa

_Chris Jordan [link] é um fotógrafo norte-americano cujo trabalho incide sobre o consumo das massas. As suas fotos provocam reacções fortemente emotivas,



transmitem uma sensação de horror, à que se segue a urgência em fazer algo... e depois a noção da incapacidade que temos para parar a bola de neve em que o consumo se tornou. Se tivesse que escolher só uma palavra para definir o sentimento que fica depois de ver a exposição "Running the Numbers", seria "apocalíptica".
_Mas que o medo não nos paralise. Continua a ser preciso fazer algo. Ou não-fazer. Não-comprar.



Título: Cell phones 2007 - tamanho original:60x100'' - o painel inteiro mostra os 426 000 telemóveis que são deitados fora todos os dias nos USA


...ler tudo>>

próxima paragem

Amanhã mudo-me para ali:


(Mais uma vez se demonstra que Biologia é afinal um dos cursos com mais saída... para fora de Portugal continental, e em busca de governos que nos tratem melhor...*suspiro*)

(Deus, faz com que lá vendam pastéis de nata...*suspiro*)

...ler tudo>>

Porto vs Lisboa vs Portugueses



_A primeira coisa que descobri quando cheguei ao Porto (e da qual fizeram questão de me relembrar assiduamente) foi que os lisboetas não gostam dos portuenses. E eu que sou lisboeta até à medula, nascida em S. Sebastião da Pedreira e tudo como qualquer alfacinha que se preze, devo ter passado em branco essa importante característica cultural da minha cidade de origem. (Ou não...:)!



_Na verdade eu adorei o Porto. Vim-me embora com imensa pena. Adorei o pequeno comércio, as ruas familiares que não me fazem sentir desprotegida por oposição às avenidas de 5 faixas em Lisboa onde uma pessoa não se consegue ouvir falar por causa do barulho. Adorei o Parque da Cidade e ir ler para os Jardins do Palácio de Cristal, o metro de superfície que deixa ver a paisagem, as esplanadas no Castelo do Queijo e o cafézinho em Serralves, as compras no Bolhão aos sábados de manhã... Não posso falar dos «portuenses» como lá se fala dos «lisboetas» - eu não conheço os portuenses todos. Apesar de ficar a adorar o Porto, (a maior parte d)o pessoal que conheci conseguiu que começasse a sentir-me ligeiramente reservada em relação aos portuenses no geral.

_Por isso, para impressão final da minha estadia lá pelas terras do norte, resolvi que em vez dos portuenses, seria apropriado deixar o próprio Porto falar:

















I'll be back...:)




...ler tudo>>

Adivinha quem voltou...:)

...ler tudo>>

Os prazeres da carne


Saiu ontem no The Guardian um artigo extremamente claro sobre a relação entre o estilo de vida de uma parte da humanidade, os danos ambientais e a fome que a outra parte da humanidade passa. Chama-se "If You Care About Hunger, Eat Less Meat" - não podia ser mais directo, e foi escrito por George Monbiot (jornalista internacional que faz investigação na àrea do ambiente).




E fica aqui um bocadinho traduzido, para abrir o apetite:

«Enquanto que 100 mil toneladas de comida vão ser desviadas este ano para alimentar carros [biodiesel], 760 mil toneladas vão ser rapinadas da boca de seres humanos para alimentar animais (Ref:Food and Agriculture Organisation, April 2008. Crop Prospects and Food Situation, http://www.fao.org/docrep/010/ai465e/ai465e01.htm). Esta quantidade podia compensar o defice de alimento global 14 vezes. Se se importa com a fome, coma menos carne. »

Podem ler o artigo inteiro aqui [blog do autor] ou aqui [The Guardian].


...ler tudo>>

No games, just sports

Há um provérbio budista que diz: «Se um problema tem solução, está resolvido. Se não tem solução, resolvido está». Ironicamente, isto aplica-se a uma situação actual com a qual estamos bem familiarizados através das notícias: se não se realizarem os Jogos Olímpicos, é o reconhecimento internacional da violação dos direitos dos tibetanos pela China; se se realizarem, o país vai ser tão enxameado de repórteres que vai ser impossível ignorar a violação dos direitos dos tibetanos pela China.



(nota pessoal: o karma funciona)

...ler tudo>>

A primeira do ano

É bom saber que ainda há bicharada nas cidades. Esta simpática veio-me cumprimentar no Sábado, mesmo em frente à Universidade. E já agora, tirámos uma foto juntas para a posteridade....ler tudo>>

Procura-se: activista pelos direitos dos animais

I fase do processo de admissão: treino prático em contexto de simulação:

Bloody Burberry
...ler tudo>>