Rosa-choque, azul-petróleo, verde-eufémia e vermelho...geneticamente modificado


Fonte: Yahoo! News/Associated Press (link):

"BEZERIL, Gers - Une vingtaine de militants de Greenpeace France ont procédé mercredi matin au marquage par un colorant alimentaire rouge d'une parcelle de maïs OGM sur la commune de Bézéril (Gers). Selon les militants, cette parcelle est "illégale car elle n'a pas été déclarée au registre public des parcelles OGM".

De 4 para 5 de Setembro, militantes da Greenpeace pintaram com corante alimentar vermelho um campo de milho transgénico ilegal em Gers, França, como forma de demonstrar que o uso desta tecnologia não está a ser devidamente fiscalizado. Este campo não está no registo público de culturas transgénicas que é disponibilizado pelo governo francês (http://ogm.gouv.fr/ para que cada agricultor saiba o que tem à sua volta, ao contrário do que faz o governo português que disponibiliza vagamente o concelho (link) e o nome do local onde são plantados OGM.

Comentários: o que falta aos portugueses é sentido de humor...

8 comentários:

Insolente disse...

Sentido de humor é coisa que nunca nos faltará, falta talvez aplicá-lo de vez em quando. Ora ebtão um grande bem haja (é o regresso de O Prazer da Insolência)

Rita disse...

quem é vivo sempre aparece...!
bem, quem é morto às vezes também aparece, meio em decomposição e não muito apresentável, então o cheiro meu deus, mas pronto..
WELCOME BACK!

Susana Rodrigues disse...

Lá vou eu entrar numa batalha campal... :D
Mas não me parece que a atitude daquele bando de "para cima de 10 bandidos" (citando os G.F.)seja sequer candidata a qualquer nível de sentido de humor.
Apesar de não concordar com este tipo de agricultura, ainda concordo menos com quem destrói propriedade alheia. E mesmo os militantes da Green Peace, dotados do seu excelente sentido de humor (confesso que essa do corante até me fez rir), deveriam agir de forma legal e denunciar, em vez de fazerem como os donos do campo ilegal e contornar a lei...
beijocas,
susana

Rita disse...

Oi Nita. Concordo contigo. Em teoria devia tudo ser assim. Mas na prática tu própria deves saber como os tribunais funcionam, e creio que o pólen não ia ali ficar quietinho à espera do resultado do tribunal para saber se podia voar ou não. Se o processo de aprovação dos OGM na Europa já de si está minado de armadilhas legais para impedir a fiscalização e a criação de zonas livres...

Susana Rodrigues disse...

Eu percebo-te, mas... porque não fazer uma manif legal? (sim, que existem regulamentações para manifestações, aliás...fazer uma manifestação é um direito do povo mas devem ser previamente marcadas e dotadas de autorização do Governo Civil para evitar amotinações, desordem na via pública e destruição de propriedades- afinal o objectivo desta). As mesmas pessoas que destruíram parte do campo de milho podiam ter-se manifestado de forma pacífica, usando as mesmas máscaras (aí não corriam o risco de os acusarem de anonimato pois havia um pretexto real para o uso das mesmas) e até levar a cabo acções de sensibilização das populações. Não me parece que a troca de plantas já crescidas por sementes seja justa. Pode ter sido uma ínfima parte do campo, mas não é por eu ter 20 t-shirts que deixo que um idiota chegue e me rasgue uma e fique impune, não te parece?
Penso que acções como esta são protagonizadas por indivíduos que querem notoriedade, agarrando-se a ideais dignos de louvor, mas usando as armas erradas.
Li outro post teu sobre este assunto e queria apenas esclarecer-te uma coisita... eu também não trabalho e já consegui fazer viagens :D (não sei se te recordas da situação... da questão de se dizer que são uns desocupados que vieram do estrangeiro e se~não trabalham como poderiam pagar as viagens?. Podem de facto sê-lo e haver uns papás como os meus que financiam as viagens, a diferença é que as minhas são de índole cultural e não com objectivos arruaceiros- parece-me que apelida-los de "eco-terroristas" é excessivo).

Rita disse...

Bom, isso tens que lhes perguntar a eles LOL. Eu só quis dizer que percebia a sua posição e que haja quem perca a paciência por causa da corrupção à volta dos OGM. Também acho que não faltam manifestações legais. No fim, ainda bem que puseram o pessoal a falar de OGM.

Susana Rodrigues disse...

o problema é que o pessoal somos nós: os mesmos que são contra os OGM, porque em relação a quem legisla, só foram capazes de por todos (ou quase todos) os políticos deste país a falar mal dos "movimentos verdes"...:(
Voltamos à questão inicial: de facto eles andam a destruir estupidamente o trabalho que tu fazes inteligente e séria e diligentemente.

Rita disse...

n, amigo

se não tem mais nada k fazer do que mandar comentários que não vão passar a moderação, acho que ainda é pior do que os verde-eufémios que criticou por serem calões que não querem trabalhar. desenvolveu uma simbiose com o PC? não me admirava nada, porque num sistema vivo complexo alguma parte tem que fazer de cérebro e a si é evidente que este lhe falta. continue a mandar bitaites que não passam da moderação que por cá temo-nos rido imenso com o seu esforço.
com amor
rita