A revolução é individual ou não é revolução

"...A quintessência da revolução é a do espírito, nascida da convicção intelectual da necessidade de mudança naqueles em que as atitudes e valores mentais que determinam o destino do desenvolvimento de uma nação. Uma revolução que tenta apenas mudar as políticas oficiais e instituições com o objectivo de melhorar as condições materiais tem poucas hipóteses de sucesso genuíno.

...Sem uma revolução no espírito, as forças que criaram as desigualdades da velha ordem mundial vao continuar operativas, constituindo uma ameaça constante ao processo de reforma e regeneração.
...Não é suficiente apenas gritar pela liberdade, democracia e direitos humanos. Tem que haver uma determinação conjunta de preserverar na luta, de fazer sacrifícios em nome de verdades superiores, de resistir às influências corruptas do desejo, má vontade, ignorância e medo."
Aung San Suu Kyi, Prémio Nobel da Paz, em home-arrest na Birmãnia. Não que ela tenha levantado alguma vez um dedo contra o regime. Mas levantou a voz, e a sua presença e atitude de resistência pacífica tem dado força aos birmaneses para não se rebaixarem à ditadura militar que os domina . Às vezes basta um bom exemplo.

0 comentários: