30
jun
2008

Sabes que estás na Terceira quando...



Fugindo por instantes ao tema ambiente, este é um daqueles guias que se elaboram quando se reside num sítio mais do que 3 meses, e que têm como objectivo ajudar à sobrevivência de qualquer viajante que leve uma pancada na cabeça e acorde em paragens desconhecidas. Assim sendo, se isso acontecer, pode-se começar a desconfiar que se aterrou na Ilha Terceira quando:

[Já me esquecia de uma das mais importantes: Sabes que estás na Terceira quando uma das marchas no S.João é da JSD!]

1. Chegas em qualquer estação do ano e as pessoas dizem-te: «Vieste mesmo em boa altura, as festas estão a começar!»

2. 99% das estradas ou ruas chamam-se canadas.

3. 99% das canadas são de sentido único.
...ler tudo>>

27
jun
2008

biqueirada no milho, pardon, dans le mäis


48 "ceifeiros voluntários" (aqueles que dão cabo dos campos de OGM em França) foram absolvidos em Tribunal. Antes de transcrever a notícia, gostava de clarificar a minha posição sobre o assunto:)

Apesar de não concordar que a destruição de campos de transgénicos seja a maneira correcta de acabar com a falácia que estes representam, compreendo que haja quem esteja pelos cabelos com a corrupção e a impotência para lidar com este problema pela via legal, e tenha que descarregar sobre os mesmos (melhor do que sobre os donos!).

Está aberto um precendente. Na minha opinião, ainda bem, para que quando por cá uns míudos (ou uns graúdos!) resolverem dar umas biqueirados no milho, as pessoas pensem mais no *porquê* e menos no *quem*. Já que na única vez que isto aconteceu em Portugal, a onda de criticismo mediático sobre os *quem* foi descaradamente uma maneira de desviar as atenções do *porquê*.

À atenção os seguintes excertos, que mostram a atenção dada pelos juízes à motivação dos "ceifeiros voluntários":
- «ce jugement reconnaît la légitimité de l'action de désobéissance civile des faucheurs»
- «Pour caractériser le danger imminent que représentait la parcelle de maïs GM, les juges se sont appuyés, de manière plutôt inhabituelle, sur des notions scientifiques»
- «Le juge conclut que ces éléments constituent un danger pour "le libre choix des agriculteurs et des consommateurs entre différents types d'exploitations agricoles"»

Segue a notícia:
...ler tudo>>

25
jun
2008

Remoção cirúgica

Carectomy [link]: propõem-se ajudar a extrair os carros às pessoas quando estes se tornam uma parte incómoda da vida. As técnicas são várias. Divulgam e organizam uma Bicicletada, como já se faz em Portugal [link], bem como uma míriade de eventos exclusivos para utilizadores de bicicleta e impossíveis de realizar com carros: encontros para o pequeno almoço em cima de pontes, a caminho do trabalho; actividades radicais, etc.
...ler tudo>>

23
jun
2008

Cinemateca - A 11ª Hora


«A 11ª Hora» é um filme de 2007, escrito por Leonardo DiCaprio e dirigido pela dupla Nadia Conners/Leila Conners Petersen. Teve mais projecção por causa do actor envolvido do que por outra coisa qualquer, mas na verdade é uma compilação bastante acessível de vários problemas ambientais e das respectivas soluções que podem existir. Distingue-se da maioria dos outros documentários ambientais principalmente por isto.
...ler tudo>>

15
jun
2008

Lembram-se disto?

14
jun
2008

I'm a peacemaker!

Não pessoal, ninguém aqui está mal do coração. No site Peace One Day [link] regista-se o que pretendemos fazer no dia 21 de Setembro para celebrar a paz. E depois dão-nos este carimbo virtual, que liga directamente ao compromisso assumido, para que nos lembremos:



Suspeito que enviem um email para refrescar a memória quando a data se aproximar, também. Eu escrevi o meu compromisso ...ler tudo>>

13
jun
2008

hora de bater nos ambientalistas

O Target 2010 que muito tem sido falado por aí pode resumir-se a tentar parar o declínio da biodiversidade até 2010 (meta definida na Convenção sobre Biodiversidade). Os estados membros fazem relatórios anuais sobre o estado da bioconservação na "própria casa", porque sem uma aferição frequente do estado da coisa não conseguimos organizar-nos, já que as espécies não conhecem fronteiras. Nós também fazemos, e o nosso relatório é, como Deus manda, elaborado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade [link] e submetido à Convenção para a Diversidade Biológica [pode ser visto aqui: link]

O relatório (já vamos no 3º!) é extenso e consiste num formulário que é preenchido pelas entidades representativas dos estados membros. Assim ninguém ganha por ter uma capa de plástico ou um tipo de letra mais bonito.

No relatório português encontramos o seguinte (vou só tirar uns exemplos senão não saímos daqui):

Target 3) Development of models with protocols for plant conservation and sustainable use, based on research and practical experience. Has your country incorporated the above global or national target into relevant plans, programmes and strategies?
a) Yes
b) No
X

(Qual investigação e experiência prática? Tá parvo? Não temos dinheiro para pagar a essa gente!)

Target 5) Protection of 50% of the most important areas for plant diversity assured. Has your country incorporated the above global or national target into relevant plans, programmes and strategies?
a) Yes
b) No
X

(Mas estamos a pensar nisso porque o pessoal gosta de ir à caça...ai disseram plantas? Então esqueçam lá isso...)

Target 8) 60% of threatened plant species in accessible Ex-situ collections, preferably in the country of origin, and 10 % of them included in recovery and restoration programmes. Has your country incorporated the above global or national target into relevant plans, programmes and strategies?
a) Yes
b) No X

(Não queriam mais nada, andarmos de rabo para o ar a apanhar sementes?)

Target 10) Management plans in place for at least 100 major alien species that threaten plants, plant communities and associated habitats and ecosystems.
I) Has your country established national target corresponding to the above global target?
a) Yes
b) No X

(Gostamos muito das invasoras, especialmente o eucalipto que cresce rápido e vende bem.)

Target 12) 30% of plant-based products derived from sources that are
sustainably managed
. Has your country established national target corresponding to the above global target?
a) Yes
b) No X

(O produto baseado em plantas que mais se consome por cá é o bife de alcatra, e as vacas até agora têm sempre dado mais vacas, tudo OK.)

Target 13) The decline of plant resources, and associated indigenous and local knowledge, innovations and practices that support sustainable livelihoods, local food security and health care, halted. Has your country incorporated the above global or national target into relevant plans, programmes and strategies?
a) Yes
b) No X

(Temos importado pessoal de Àfrica, do Brasil e dos países ex-URSS para mantermos o nível de indígena de desenvolvimento, serve?)
Ironicamente, aparecem 4 lindas referências à conservação que tem sido levada a cabo, com muito mérito e pouco dinheiro, pelo Banco Português de Germoplasma Vegetal, que persiste graças ao interesse (não remunerado) das pessoas que o mantêm, apesar de ainda ninguém lhes ter dado autonomia para terem um site com uma base de dados aberta ao público.

Força Portugal!

10
jun
2008

boicote aos combustíveis/ ao comodismo? II

Há falta de combustível nos postos de Lisboa e Porto [link]. Quando eu abri a boca para criticar os preguiçosos que usam o carro para ir ao ao café da esquina [link], caíu-me meio mundo em cima a acusar-me de ser má para os coitadinhos que gastam um dinheirão em gasolina na deslocação para o emprego, caso totalmente diferente. Sinal evidente de que:
a) o analfabetismo em Portugal é mais abundante que a gasolina;
b) a quantidade de comodistas é abundante, e quem precisa mesmo de abastecer o depósito para ir trabalhar está a sofrer de escassez de um bem que lhes é essencial por causa da preguicite crónica de outros. Amigos proletários consumidores de crude, batei-vos pelo óleo que vos pertence por direito!

Mas se hoje a Selecção Portuguesa ganhar tenho a certezinha que não vai haver crise, paralização de camionistas, cigarros fumados pelo Sócrates, greve de pescadores ou conflito na faixa de Gaza que impeça o pessoal de ir para a rua buzinar e fazer alarido. DE CARRO.

Cada um tem o que faz por merecer. Diz o povinho e diz bem. E obrigado à senhora das caipirinhas [link] por me chamar a atenção para este paradoxo.

09
jun
2008

brevemente, num campo perto de si


Notícia acabada de chegar ao e-mail, via Público Online: «A "Plataforma Transgénicos Fora" [PTF] criticou hoje que o Ministério do Ambiente tenha autorizado a realização de ensaios experimentais com milho geneticamente modificado (dos tipos 98140 e GA21) solicitados pelas empresas Pioneer e Syngenta para Monforte e Ferreira do Alentejo.» Continua aqui: [link]

Aparentemente, tudo dentro do normal: a PTF iria obviamente opôr-se a estes ensaios. O busílis da questão é que eu e qualquer cidadão comum só sabe destes ensaios porque a Plataforma Transgénicos Fora emitiu um comunicado de imprensa!

Ou seja, se ninguém se queixasse...

...ler tudo>>

08
jun
2008

A crise dos combustíveis para totós


Muito bem explicada aqui [link].

05
jun
2008

jardins urbanos verticais

CaixaForum, Madrid, fonte: [MIMOA (mi modern architecture)]
Vertical Garden ou Murs Vegetaux (jardim vertical/muros vegetais)[link] é o portal do biólogo (vegetal) Patrick Blanc, a quem as circunstâncias da vida levaram a trabalhar com arquitectos para criar paredes revestidas a plantas.

...ler tudo>>

02
jun
2008

Portugal é um atraso de vida, não é como lá nos países civilizados...



Há países na Europa onde as pessoas fazem exercício ao ar livre, andam de bicicleta, reciclam... Têm compostores em casa, oferecidos pelas Câmaras municipais, e reciclam o lixo orgãnico, só para fazerem menos resíduos.
Se eu descobrir um país assim mudo-me já para lá.
...ler tudo>>