A Quercus sobre o Dia Nacional da Conservação da Natureza, 28 de Julho: [link]


Os países integrantes da Convention on Biological Diversity (de onde saiu a ideia do Target 2010) elaboram relatórios (que deviam ser anuais) sobre os programas nacionais de conservação em curso e os resultados destes. Estes relatórios servem para avaliar as políticas de conservação da biodiversidade nestes países e também para poder servir de base a outros como fonte de informação sobre modelos de conservação, casos de sucesso e erros a evitar. (Não confundir com os valores de conservação da biodiversidade - o relatório refere-se exclusivamente às políticas em curso.)

Os relatórios portugueses elaborados para a CBD podem ser encontrados na respectiva página (http://www.cbd.int/countries/?country=pt), mas gostava de chamar a atenção para o relatório mais recente, o 3º, onde se pode verificar o estado dos programas de conservação em Portugal (à data de entrega do relatório). Deixo à vossa apreciação:

http://www.cbd.int/doc/world/pt/pt-nr-03-en.pdf

Qualquer crítica, positiva ou negativa, à maneira como o Portugal ambientalista, incluindo ONGs, instituições governamentais e cidadãos em particular, tem lidado com a conservação da diversidade biológica deve ser, na minha opinião, feita com base nos dados apresentados neste relatório. Incluindo qualquer contestação ao que é declarado no mesmo. Simplesmente porque que é o documento oficial e portanto o único que poderá ter valor como referência.

Da mesma maneira, é preferível que qualquer acção de conservação tenha por base a informação dada no referido relatório, nomeadamente as lacunas apontadas neste. Espero que esta informação ajude as ONGs ligadas ao ambiente no estabelecimento de objectivos e iniciativas de conservação.

0 comentários: