garrafas de agua, telemóveis e girassóis

Ser verde nunca esteve tanto na moda. Hoje em dia é possível comprar praticamente qualquer coisa que nos garanta que são plantadas àrvores em troca da nossa aquisição.
A Motorola vai colocar à venda, no primeiro trimestre de 2009, um telemóvel "ZeroCarbon". As unidades de carbono, que começam a aparecer em todo o panorama mundial e já são tão importantes como o dólar e o euro, medem quantidades de compostos de carbono com potencial para aumentar o aquecimento global (CO2, CH4, etc.).

O MOTO W233 Renew vem numa capa feita a partir de garrafas de água recicladas e, de acordo com a empresa, tem um impacto zero no aquecimento global porque com as suas vendas a Motorola contribuirá para programas de reflorestação através da Carbonfund.org.


Há já alguns anos, a Motorola, em parceria com a universidade de Warwick (UK) tinha desenvolvido um protótipo de telemóvel cuja capa continha uma semente: quando o aparelho deixasse de funcionar a capa podia ser enterrada num vaso e a semente germinava em cerca de 2 semanas.

Não sou apologista dos créditos de carbono como maneira de compensar pelas asneiras ambientais de cada um, quando é de longe preferível reduzir o consumo evitando trocar de telemóvel sem que seja estritamente necessário, mas acho importante a divulgação da presença de materiais reciclados nos objectos que usamos no dia a dia, para que possamos ver o fechar do ciclo.

fonte da notícia : ENN, Treehugger

2 comentários:

RUTE disse...

Querida Rita,

isso já eu fiz, aguentar o meu telemóvel por muitos anos.

Mas agora que tenho mesmo de trocar, acho que vou optar por esse MOTO W233.

Adorei o artigo. Espero que voltes à blogoesfera em grande. Sentimos a tua falta.

Beijinhos.

Transgênicos Não! disse...

Muito bom o seu blog. não o conhecia. Parabéns!