Eco-dicas (continuação)



Uma eco-dica do blog Salvando O Planeta, que eu não conhecia (nem o blog nem a dica):

"Uma outra coisa importantíssima que devemos fazer é ter sempre um garrafão de água vazio num qualquer sítio da cozinha para colocar os óleos e gorduras usados. Quando o garrafão estiver cheio, deve ser colocado fora, junto com o lixo doméstico ou, entregue a uma empresa de reciclagem de óleos por exemplo: http://www.dieselbase.com/. Um litro de óleo pode contaminar centenas ou milhares de litros de água, é um dos principais problemas nos efleuntes domésticos. Usando um garrafão de plástico e oferecendo o óleo para reciclagem, evita-se não só este problema como também se reduz a procura energética através da conversão do óleo em combustível…"

lista completa aqui

6 comentários:

Avusa disse...

Sempre útil!
Obrigado

Anónimo disse...

já faço isso há muito tempo, embora tenha dúvidas que o meu trabalho seja recompensado com o tratamento que dão aos lixos inorgânicos que lhes entrego....

Manuel Silva disse...

Fico a saber e vou aconselhar.
São o conteudo das palavras deste blog que incentivam sempre a minha vizita. Até breve.

NoKas disse...

E na zona de sintra temos o oleão, ao pé de certos ecopontos! :) sistema de recolha no conselho... e o óleo é aproveitado para biodisel que é usado nos carros da câmara, nomeadamente nos de recolha do lixo! :) até somos um país às direitas!

Morgana disse...

desculpa a minha ignorância... mas o azeite q se despeja da saladeira..pode ter o mesmo destino?? o óleo já recolho, mas essa do azeite deixa-me confusa..

NoKas disse...

mas o azeite da comida n é comido? nas minhas saladas n sobra azeite, tb n ponho mto. mas se te sobra, recolhe... mas se tiver agua n é bom, pois n? bom, deita fora! :p