Kitchen-Garden

Em Inglês não existe uma palavra para "horta". As hortas chamam-se kitchen-gardens, ou jardins de cozinha, porque apareceram quando as famílias que se deslocavam para as cidades à procura de melhores condições de emprego começaram a usar os talhões de terra destinados aos jardins das casas para cultivar hortícolas. Não há casas em Inglaterra que não tenham um quintal, nem que seja para escoar a humidade da casa, com excepção dos apartamentos em prédios que só existem mesmo no centro das cidades. Mas a maior parte das pessoas vive nas periferias, em bairros de milhares de casas semi-vitorianas, vermelhinhas, com o seu kitchen-garden atrás, e deixa os prédios para escritórios.

..............
coentros ..........................mangericão

Desde há uns tempos atrás resolvi oferecer as minhas plantas decorativas e ir substituindo por plantas comestíveis ou com alguma utilidade prática, como afastar moscas ou proteger a terra dos vasos de fungos e nemátodes. Comecei com couves, coentros, calêndulas, mangericão (basílico) e 3 variedades de hortelã que trouxe da horta da universidade e de casa dos meus pais. Entretanto arranjei também um belo vaso de morangueiros.

Como estou realmente a pensar dar uso ao que for saindo do meu pequeno kitchen-garden na marquise, tenho seguido todas as boas regras de agricultura biológica e a praga de pulgões que veio com as couves foi resolvida com sabão azul diluído em água. Adubei com composto e acho que está a funcionar porque já consegui atrair alguns dos "bichos ajudantes" tão famosos na agricultura biológica. Por exemplo: olhem o ar empenhado da Leela a ajudar a calcar a terra depois da sementeira das cenouras:

3 comentários:

Anónimo disse...

como é que afastas as moscas? normalmente considero-as o recreio da gata, mas anda por aí uma praga!

p.s. gravei uma meditação sonora aqui:
http://criadoresdapaz.blogs.sapo.pt/3815.html ;)

Rita disse...

não tenho moscas.... tenho hortelã, mangericão, coentros e menta, e acho que isso as tem mantido afastadas...
obg pelo link;) beijo****

Anónimo disse...

O cheirinho q mandam mas principalmente os chazinhos deliciosos que se fazem são uma maravilha:) beijinhos grandes amor!!
ps: para a proxima será que da pa fazer chazinho daquela planta peluda da foto?!?!