EcoGeek - Climate Time Machine

_A National Aeronautics and Space Administration (mais conhecida por NASA) lançou um site que permite seguir por satélite os indicadores mais evidentes do aquecimento global: mudanças de temperatura, àreas cobertas por gelo, etc. Chama-se Climate Time Machine [link] e tem uma aplicação interactiva que permite navegar ao longo do tempo observando as alterações geográficas e atmosféricas ligadas aos indicadores referidos.

Já agora, vale a pena visitar também o site da NASA dedicado ao aquecimento global: [link], onde podem ler sobre as suas causas, as consequências e conhecer o estado geral de vários indicadores em tempo real, nomeadamente. No dia em que visitei o site pela 1ª vez, a estatística era:
- A calota polar do Àrtico diminuiu 38% desde 1979;
- A concentração de CO2 na atmosfera é de 384 partes por milhão, e é a mais alta dos últimos 650 000 de anos;
- A temperatura global aumentou 1,3 (Farenheit) desde 1895;

Além de terapia de choque, o site também fornece um conjunto de links para os grupos científicos que se dedicam a estudar cada um dos indicadores e a desenvolver modelos que permitam previsões sobre o clima em geral e o aquecimento global em particular mais próximas da realidade.

(O que é óptimo, se tivermos em conta a quantidade de desinformação que para aí anda e a falta de comunicação entre o público e a comunidade científica, ao menos o pessoal desses grupos já não vai ter problemas quando tentar explicar à família e aos amigos o que é que fazem...)

0 comentários: