Top Poluição 2007

_Pelo 4º ano consecutivo, o relatório anual do Blacksmith Institute [link] parece o guião de um filme de terror. Na versão mais recente está incluída uma lista dos 10 lugares mais poluídos do mundo, que também pode ser consultada no site WorstPolluted.org [link]. Os indicadores são, entre outros a saúde e a esperança média de vida. E vêm lá incluídos alguns 'destinos de férias paradisíacos'! O relatório especifica:

«Em algumas vilas, a esperança de vida aproxima-se do nível medieval, e as malformações de nascença são uma norma, não a excepção.[...] Noutras, a taxa de asma nas crianças é acima dos 90% e o retardamento mental é endémico.»

Tailândia [foto: BI]

_Antigas minas feitas um bocadinho ao lado do que mandam as normas, áreas industriais dedicadas à produção de químicos em massa, pontos críticos da revolução industrial... muitos dos sítios mais poluídos do planeta encontram-se na China e na Rússia, conhecidas também por políticas pouco simpáticas no que diz respeito aos direitos humanos.

República Dominicana [foto: BI]

_O relatório de 2007 está disponível aqui: [link], bem como relatórios de anos anteriores. Vale a pena explorar o site do Blacksmith Institute, que inclui "manuais de sobrevivência" para a gestão dos locais poluídos e descrições do que levou à destruição ambiental dos ditos. O que é útil para o caso de se estar a passar algo do género no nosso quintal. E acreditem que depois de passar os olhos pelo catálogo, ficamos muito mais apegados ao nosso Portugalzinho;)

1 comentários:

RUTE disse...

Que arrepios, que calafrios... Fiquei horrorizada com o que li no relatório.

E a pensar: que preço tão alto págam estas populações, como as da China (por ex.), para ser uma super potência económica e produzir produtos para o mundo inteiro consumir sem consciência!