eco-campanhas

_Há algumas campanhas a decorrer actualmente que têm a dupla vantagem de dirigir resíduos para os respectivos locais de reciclagem e usar o lucro obtido com a venda da matéria prima em benefício de grupos desfavorecidos. Dêm uma olhadela:

Telemóveis e consumíveis informáticos (tinteiros etc.) - A Assistência Médica Internacional (AMI) apela à reciclagem destes materiais. Podem ser entregues em mais de 6000 pontos que colaboram com a campanha, incluindo bombas de gasolina, ginásios e hipermercados. Para ver a lista de materiais recicláveis e os pontos de recolha, espreitem aqui: http://www.ami.org/

- Óleos alimentares - A reciclagem de óleo alimentar usado para produzir biodiesel tem 2 vantagens: o óleo não vai pelo cano para poluir lençois de àgua (1 l óleo cobre 1000m2 de àgua), e obtém-se biodiesel sem desperdiçar terra e àgua a plantar girassóis ou colza para esse efeito. Também promovida pela AMI, esta campanha serve para particulares ou para donos de estabelecimentos, que podem saber como aderir aqui: [link], Os pontos onde podemos entregar óleo usado podem ser consultados aqui: [link]. Para saber mais sobre os problemas de poluição ligados aos óleos alimentares, consultem o site netresíduos.com [link].

Cápsulas Nespresso - A máquina é gira, foi promovida pelo George Clooney que, segundo algumas bocas, também é giro, e as cápsulas são engraçadinhas e coloridas. Mas não são nada eco-friendly e suspeito que graças a elas daqui a algumas gerações as criancinhas vão achar que o café nasce nas prateleiras do supermercado. Não são recicláveis mas são reutilizáveis: o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa vai fazer uma árvore de Natal com as cápsulas e pede a todos que as deixem em sacos na Associação Acreditar [Rua Prof. Lima Basto, 73 1070-210 LISBOA Tlfn: + 351 217 221 150 ], as enviem pelos CTT ou contactem Pedro Bello [bello.pedro@hotmail.com, telemóvel: +351 916852874] para combinar a entrega.

Tampas de plástico - A campanha Tampinhas continua! Valem tampas de garrafas e garrafões de água, iogurtes líquidos, sumos e leite do dia, que são valorizados pelos centros de reciclagem aderentes em troca de material ortopédico. A informação sobre os locais de recepção de tampinhas e respectivos beneficiários está centralizada aqui: www.tampinhas.org. Pelo ambiente, dá uma tampa. Ou 10 :)

Rolhas de cortiça -A Quercus [link], em parceria com a corticeira Amorim, promove um programa nacional de recolha de rolhas de cortiça, com o objectivo de minimizar a extracção desta e de valorizar a cortiça usada de modo a poder levar a cabo outras acções de protecção ambiental. As rolhas podem ser entregues nos hipermercados Continente, nos centros comerciais Dolce Vita e nos agrupamentos de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas. Detalhes no site EarthCondominium: [link]

Radiografias - A recolha de radiografias decorre durante o período de 1 mês, todos os anos, e é promovida pela AMI. 1 tonelada de radiografias permite recuperar 10 kg de prata. Este ano foi em Junho, mas para o ano há mais. Radiografias que não tenham que se guardar por indicação médica (por exemplo, de uma perna partida que já cicatrizou, ou de como era o maxilar antes de se pôr aparelho) podem e devem ser entregues nos pontos aderentes, que estarão disponíveis aqui: [link].

Medicamentos que sobraram ou fora do prazo podem ser entregues nas farmácias (em quase todas), onde são reencaminhados para a Valormed [link]. Neste caso o beneficiário não é um grupo definido de pessoas mas sim todos bebam àgua ou respirem ar da atmosfera terrestre, já que os medicamentos contém substâncias activas muito específicas e que, a serem incineradas ou colocadas em aterros, vão acabar por nos chegar às narinas ou às torneiras.

1 comentários:

uf! disse...

tomei a liberdade de fazer um link para aqui