Vem aí o fim do Verão..

«No Inverno, o Verão é um mito» ("Little, Big", John Crowley)

....E é um mito porque quando estivermos no frio, nem nos vamos conseguir lembrar deste calor que parece tão chatinho.
....Eu adoro incondicionalmente animais e plantas, mas a ter que trabalhar, escolhi as últimas. Entendo-me melhor com elas, sei lá..
....Por volta desta altura os dias decrescem e as folhas começam a mudar de cor. O Inverno é demasiado frio para que as plantas possam manter as folhas e continuar a crescer com o mesmo vigor, por isso escolhem largá-las e dormir até à Primavera. Um tronco sem folhas é menos produtivo mas também é mais económico de manter.
O sinal que indica que vem aí o Inverno é o decréscimo na duração do dia e não as temperaturas mais frias - tal como nós, as plantas têm um relógio biológico interno que lhes diz que se aproxima a altura de se recolher. Por isso nesta altura do ano, muitas delas começam a quebrar os laços vitais com as folhas, lentamente. O único sinal disso é que as folhas ficam amarelas e vermelhas porque já não estão completamente presas à planta e, sem circulação, a clorofila verde degrada-se. Só se mantêm verdes as nervuras das folhas, onde ainda chega alguma seiva, e no resto da folha aparecem pigmentos de cores maravilhosas - as antocianinas.

2 comentários:

Anónimo disse...

...mais uma bela foto e um pouco de conhecimento a acompanhar :) AMO-TE MUITO minha linda:)

Anónimo disse...

E pronto! Mais uma partilha cheia, não de clorofila mas sim de ternura: ternura nas palavras, ternura no que fazes e no que dizes, isso sente-se.

Obrigado por seres um SER LINDO!

E já agora um IMENSO CÉU AZUL para vocês os dois (TU+RICARDO), que possam sempre caminhar de mãos dadas e "perderem-se" no olhar desse IMENSO CÉU AZUL...

Sejam Felizes e levem essa felicidade a todos os que vos rodeiam (chantily e todos os outros)