350



350 ppm (partes por milhão) de CO2 na atmosfera é o limite de segurança consensual entre a comunidade científica, a partir do qual as alterações climáticas provocadas pelo aquecimento global devido à presença de CO2 e outros gases de estufa poderão ser irreversíveis. Neste momento as medições mais actuais registam 387 ppm, portanto é urgente descer o nível de CO2 atmosférico.


O International Day of Climate Action - 24 de Outubro - é apenas mais uma iniciativa que faz com que o comum cidadão seja envolvido o movimento para parar o aquecimento global, de uma forma que seja divertida, na mesma onda que a The Fun Theory[link], que vem da Suécia? Propõe que a melhor maneira de motivar as pessoas a fazer algo para o seu bem ou para o bem do ambiente é torná-lo divertido. Vejam aqui [link] como ele pôs pessoas a preferir escadas convencionais a escadas rolantes transformando um lance num piano.


Portanto, quem quiser tirar fotografias de si próprio ou dos amigos com o número 350, em lugares de alguma maneira ligados ao aquecimento global: lixeiras, fjords, glaciares a derreter, praias tropicais que perderam área devido à subida das águas do mar, etc, e submetê-las em 350.org, candidata-se a ter a sua foto projectada em ecrãs gigantes na Times Square e na Sede das Nações Unidas em NY (como os muchachos da foto acima, que foi exemplarmente escolhida pelo Bioterra [link] para falar desta iniciativa). Para que serve? Para que os representantes das Nações Unidas vejam a quantidade de pessoas de todos os lugares do planeta que se deram ao trabalho de se desviar do seu caminho para pedir um objectivo definido: não apenas o "párem o aquecimento global" mas sim o "definam medidas para que as 350 ppm de CO2 não sejam ultrapassadas."




Talvez na sede das Nações Unidas não tenham consciência de quantas pessoas no planeta sabem realmente que é importante não ultrapassar as 350 ppm, talvez pensem que o mundo anda preocupado com o aquecimento global mas não o compreende bem e sente que não pode fazer nada em relação a isso. O movimento 350.org pretende mostrar que não.


Parece-me que já não vou a tempo de criar uma acção 350 na Terceira, apesar de irem decorrer algumas em Ponta Delgada. Em 350.org [link] podem encontrar o mapa de acções a decorrer no dia 24 de Outubro.Fica a referência:





- Plante uma planta endémica dos Açores - Acção Climática 350 [link]

0 comentários: